Blog

Já pensou que o sofrimento pode te trazer felicidade? Pode ser só o início de uma grande mudança na sua vida.

04/07/2019

Resistência gera sofrimento

Inês Telma

Hoje vamos falar de algo muito importante: o quanto a resistência gera sofrimento. Sabe por quê? Porque o sofrimento, de alguma forma, é muito útil. Útil pra quem? Para o nosso espírito! Pode parecer estranho pensar no sofrimento como algo ‘bom’, mas sem a experiência do sofrer deixamos muitas oportunidades de crescimento para trás e, pior, perdemos a chance de atrair pessoas e situações de vida que nos deixariam mais felizes.

Normalmente, quando você tem alguma situação conflituosa, algo que não consegue resolver, é hora de sair da acomodação. Sair da acomodação é deixar de resistir e aceitar que é hora de promover alguma mudança necessária, urgente, pra que a vida descomplique. Quem quer ou sabe que precisa sair da acomodação, deve ter em mente que precisa ‘agitar’ e melhorar o seu espírito. Uma das formas de sair da zona de conforto é justamente caminhar, ir pra frente. E aí a gente pensa: – Tá, mas como vou fazer isso? Uma das maneiras é analisando o seu maior problema de hoje, agora. O que mais te incomoda? O que mais está fazendo você sofrer? O que impede você de ser uma pessoa feliz? É pontual e totalmente pessoal. O meu sofrimento não tem nada a ver com o seu sofrimento, com o sofrimento do outro. Para uns é a miséria, para outros é a solidão, para outros é a doença. Cada pessoa traz consigo, de outras existências ou adquirido nesta vida, um sofrimento específico: esse sofrimento é aquilo que ela precisa melhorar. E quem vai sinalizar isso é o espírito. É essa parte nossa, plena, que está aqui para melhorar o tempo inteiro.

Se a gente esquece que precisa melhorar, que precisa evoluir, mais complicado fica e mais cedo ou mais tarde nosso espírito vai lembrar a gente disso. Mas vai lembrar mesmo e pode ser de uma forma dolorosa… É algo que deu errado quando tudo ia bem, é alguma coisa que tinha tudo pra dar certo e não deu. É quando você pensa: – Nossa, mas de novo isso, de novo essa situação! Se você está passando por isso, se algo se repete, é mais uma chance, mais uma e mais uma chance de você entender… Até aprender a sair da zona de conforto, até sair de onde está e ir para um lugar melhor. Porque se está tudo bem, ou aparentemente bem, a vida fluindo sem muitos desconfortos e sofrimentos, você se acomoda. Agora, se você for uma pessoa que não ‘aceita’ sofrer e que pensa: – Não preciso de uma dor pra avançar, eu avanço normalmente, naturalmente, porque avançar é algo natural em mim. Ótimo! Seu espírito não precisa trazer nada para continuar evoluindo, tanto é que quando acontece alguma coisa ruim no meio do caminho, rapidinho é solucionado. É como se fosse assim: – Ah, deu alguma coisa errada aqui. Mas você detecta onde está o erro, vai, resolve o problema, ‘arruma a casa’, e fica tudo certinho de novo. Quando isso não acontece é porque existe algo crônico em você, tem um sofrimento ali, batendo forte. Por exemplo, você não consegue conquistar aquilo que tanto precisa, não consegue sair de uma situação que causa desconforto e tristeza, você se enfiou numa situação que não deveria e não consegue mais sair.

Preste muita atenção nessa dica. É o seu espírito precisando que você avance. Ele pede que deixe a resistência de lado para avançar, porque infelizmente temos o péssimo hábito de nos apegar aos sofrimentos com medo de encontrar sofrimentos maiores ainda. Resistimos bravamente a qualquer mudança que nos deixa inseguros. E como a gente avança? Adquirindo algo melhor, sendo alguém melhor do que a gente é. Você pode pensar: – Mas eu sou muito melhor que meu irmão, eu sou muito melhor que meu amigo. Não pense assim, nosso crescimento e nossa felicidade depende de nós, então, é ser muito melhor do que você é.

A resistência em avançar, a resistência em progredir e em ser melhor do que você é vai causar sofrimento. Uma hora ou outra vai causar sofrimento, não tem jeito. Mas a gente tem um poder tão grande! Quando você acredita no seu poder espiritual, que é tão ilimitado, irá trabalhar uma força universal, uma força do infinito, do eterno, com uma sabedoria que você traz de tempos remotos. Não o conhecimento que aprendeu na escola, num curso que fez em um final de semana, em alguns livros que leu. É a sabedoria que traz de tempos remotos e quando você trabalha com essa força espiritual as coisas acontecem. É você agir com as experiências que já acumulou, seu espírito querendo mais e mais, porque ele precisa avançar… E você dando mais pra ele. Mas como colocar essa força em ação? Você pode pensar: – Tá, eu tenho essa forma espiritual, mas cadê que eu não acho? Estou me sentindo fraco, não consigo pensar nisso. Não importa se pensa assim, essa força está aí, em você.

O primeiro passo é acreditar que existe uma força além daquela muscular, além daquela que você usa no seu dia a dia. É a força que vem de outro plano, que você vai acumulando cada vez mais a partir das virtudes que tem, e quanto mais você acumula virtude, quanto mais você acumula o melhor de você, mais forte vai ficar. A ponto de você desejar algo, olhar firme para o que deseja, usar essa força e aquele algo se manifestar no mundo real e não só no campo da imaginação. Contudo, quando eu falo para você ativar essa força, que você tem sim, é preciso compreender que não existe uma regra, não é uma receita de bolo, nem uma coisa que funciona pra todo mundo. Se alguém disser para você: – Faz assim que assim que dá certo, ou, – Olha, essa oração funciona. Não acredite. Uma oração não vai funcionar pra todo mundo, vai funcionar pra parte das pessoas que acreditarem naquela oração. Uma religião funciona para as pessoas que comungam das crenças dessa religião. Um ritual vai funcionar pra quem acredita no poder desse ritual. Cada um tem que encontrar seu elo de ligação com sua força espiritual, esse é primeiro ponto.

Uma vez que você identifica essa ligação você descobre o que te conecta ao seu espírito. Da seguinte forma: em qual momento cósmico você consegue juntar suas forças – sua força física e material com sua força espiritual, aquela que você traz de muito tempo, com aquela força que você tem agora, conquistada a partir de suas experiências e vivências acumuladas nesta vida. Em que momento isso se une, porque essa união de forças, essa conexão entre a sua força espiritual e você vai fazer toda a diferença. Não fique procurando alguém que te fale como fazer isso, porque essa conexão é pessoal, é intransferível, não há nada que funcione para duas pessoas da mesma forma. Por quê? Porque somos pessoas diferentes, com histórias diferentes, com conquistas diferentes, com sabedorias diferentes.

Descubra qual é a sua forma, ela já deve existir, você já deve conhecer, mas se esquece dela. Aí você fala assim: – Caramba, eu tenho uma oração tão poderosa, porque eu fiz uma outra vez e funcionou, por que eu esqueço dela? Possivelmente você não esqueceu, mas essa sua forma de se conectar pode estar adormecida ou escondida no meio das preocupações do dia a dia. É importantíssimo você ter em mente aquilo que funciona pra você. Na hora do ‘aperto’ é isso que você deve acionar. Pode ser um ritual, uma oração, uma novena, uma prática holística, tem tantas formas… Uma carta que você escreve, uma meditação muito bem guiada, uma meditação que você coloca pra escutar todas as noites, ou seja, existem infinitas possibilidades de você se conectar com seu espírito. Muitas vezes eu me conectei com o meu ser mais potente aguando plantas. Sim, parece estranho, mas para mim faz sentido. Eu percebi isso ao comentar sobre esse assunto com um aluno. Observei que minha conexão se dava na hora que eu estava aguando plantas, no mesmo jardim, com a mesma mangueira. Essa pessoa me alertou, falou assim: – Você já percebeu que vários insights aconteceram quando você estava naquele lugar, fazendo a mesma coisa? Levei um susto, porque eu nem percebia que minhas histórias, várias delas, continham essa passagem: estava no jardim, aguando plantas, e em determinado momento me desconectava de tudo e esquecia até o problema que me incomodava. Na verdade, eu detectei que estava num lugar sagrado, forte para mim.

Provavelmente, tem um lugar forte que é seu e se ainda não se deu conta de qual seja, observe e irá perceber qual espaço da sua casa ou do seu trabalho é forte. Você pode dizer: – Ah, eu não tenho, minha casa é cheia de gente, nem no meu quarto eu tenho privacidade. Sim, pode ser que seja em outro local. Numa igreja? Num templo? Num jardim? Numa praça? Onde? Você já deve ter percebido que se sente muito bem em algum lugar. Se nada vem na lembrança, comece a observar e encontrará o seu cantinho. Normalmente o contato com a natureza auxilia nossa conexão. Lugares com natureza exuberante, perto de uma cachoeira, por exemplo, ou mesmo um lugar que só tenha grama e pequenas árvores, também auxilia na conexão. Deite no chão, é uma forma de você se conectar com sua força.

A hora que você sai do turbilhão de informações e do contato com várias pessoas que mexem com suas emoções, você consegue se conectar com essa outra parte sua, essa parte mais forte, mais potente, ilimitada. Você tem que entrar em você… Tem que sair um pouco do mundo, ser um pouco mais introspectivo nessa hora, encontrar o seu momento, encontrar a forma certa pra você atingir o que você precisa. Uma resposta, um guia. Por exemplo, quando eu quero alguma coisa, estou falando de uma particularidade minha, pode ser que nunca funcione pra você, procuro pessoas de minha confiança. Duas pessoas ou mais falando a mesma coisa e compartilhando um mesmo propósito, cria uma força. Isso funciona pra mim. Outro exemplo. Um lugar especial, criado por mim. Coloco cristais, incenso, um quadro que me lembre a espiritualidade. Nesse espaço consigo manifestar coisas num sentido mais espiritual, porque aquele lugar traz uma força, já me conecta melhor com meu espírito. Faça a experiência… Crie um ambiente propício, crie uma maneira de você atingir e acionar essa força. São dicas.

Quando você entra em contato com essa parte sua, você sai da limitação humana. Se você for conversar com a grande maioria das pessoas vai cansar de ouvir falar de limitações. – Ah, tentei fazer isso, nunca deu certo, ou, – Ah, não, esquece, dá muito trabalho. Mas essa visão é totalmente equivocada, porque quando você se torna uma pessoa forte você consegue atingir qualquer coisa. Aquilo que somente você for capaz de produzir a partir da sua individualidade, com seu conhecimento e com a sua criatividade é até onde você pode chegar. Então, vamos lá.

Acione o seu poder e lembre que você é um ser ilimitado, com potencial ilimitado. Você tem algo infinito, traz a sabedoria dos seus ancestrais, sabedoria que pode te impulsionar pra muito longe, muito além do que imagina. E também muito rápido, porque quando você está conectado com o seu espírito as coisas acontecem. Se você quer saber se está conectado mais com a terra ou com a espiritualidade basta observar como as coisas acontecem pra você. Falo da velocidade. No mundo real, no mundo humano, material, as realizações demoram pra acontecer, as mudanças são lentas, as coisas demoram, elas ficam ali, parece que com o freio de mão puxado. Mas se você está equilibrado é diferente. Sua vida flui naturalmente, no ritmo, na velocidade certa. A orientação que procuro deixar para meus alunos e para todos aqueles com quem tenho a satisfação de interagir, é que não resistam. A resistência em deixar ir, em não aceitar o que não pode ser mudado, em não aceitar que o sofrimento é inevitável e que resistir a ele causará mais sofrimento, só atrapalha nossa vida. Vá, acelere! A vida pode ser muito mais fantástica do que tem sido pra você até hoje.

E eu tenho certeza de que você consegue ir além, muito além do que imagina.

*Adaptado do vídeo ‘O quanto a resistência gera sofrimento’, de 22/10/2018 (disponível no YouTube – Via Dandhara, Inês Telma)

Posts relacionados

A importância da prioridade

04/07/2019

A importância da prioridade Você já fez sua lista de desejos para 2019? É importante fazer uma lista, colocar em um papel tudo aquilo que deseja, mesmo que […]

Continue lendo

Sua mente pode te levar pra onde você deseja estar, mas primeiro precisa fazer dela sua grande aliada!

04/07/2019

Sua mente a seu favor por Inês Telma Vamos falar um pouquinho da nossa mente. Gente, a nossa mente é um universo pra ser desbravado e ela pode […]

Continue lendo

Se você ainda não sabe quais são seus dons ou não teve oportunidade de utilizar seus talentos, acompanhe as dicas pra aprender a identificá-los

04/07/2019

O que você está fazendo com seus talentos? Inês Telma O que você tem feito dos seus dons, dos seus talentos, das suas habilidades? Você tem construído coisas […]

Continue lendo
QUER FAZER PARTE DA LISTA VIP E RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS?
(16) 99334-0808
Rua E, 120, Recreio Internacional
inestelma@yahoo.com.br