Blog

Sua mente pode te levar pra onde você deseja estar, mas primeiro precisa fazer dela sua grande aliada!

04/07/2019

Sua mente a seu favor

por Inês Telma

Vamos falar um pouquinho da nossa mente. Gente, a nossa mente é um universo pra ser desbravado e ela pode nos levar para os melhores lugares e também pode nos deixar no pior lugar que poderíamos estar. Por exemplo, você está passando por uma crise horrível. Se você não deixar sua mente livre dessa crise ela irá te acompanhar pra sempre. Como isso acontece? Simples, sua mente estará sempre disparando alguma coisa relacionada com essa crise, mexendo com você. Funciona assim. Às vezes você está em um ambiente agradável, mas sua mente te leva pra um lugar ruim…

Temos que aprender a dominar a mente, pra ela ser nossa aliada. É verdade! Se existe uma grande aliada, que você pode conquistar nessa vida, é a sua mente. Não é seu meu melhor amigo, seu cônjuge, seu pai, sua mãe, seus filhos, o cachorro. A mente é sua grande aliada. Se você não fizer essa ‘amizade’, não conquistar essa aliança, terá um grande inimigo que poderá destruir a sua vida. É a mente que destrói a nossa vida… Muita gente nem se dá conta disso. Como a gente não se dá conta disso, deixa a mente flutuar. Não! É preciso ‘controlar’ nossa mente e fazer dela nossa companheira de missão. Ela consegue nos tirar de um lugar e nos colocar em outro. Qual lugar? O lugar que eu quero, o lugar que eu prefiro estar. Mas eu tenho que saber onde prefiro estar, pra poder guiar a minha mente. Não é a mente que guia nossa vida, é o contrário. Hoje, se você resolver buscar informação sobre esse assunto, vai achar muita coisa na internet, no YouTube, em livros. Existem materiais muito bons, sérios e valiosíssimos falando do poder da mente e de abordagens como essa que estou fazendo.

Nessa nossa conversa, quero que você perceba o que é muito importante e o que atrapalha demais a sua mente. Por exemplo, a ansiedade. Uma mente ansiosa quer tudo pra ontem, é diferente de uma mente ágil. A mente ansiosa ‘embaraça’ o tempo inteiro. Pensa agora numa coisa, abandona o que estava pensando, pensa outra coisa, totalmente diferente, e no fim das contas nenhum desses pensamentos te levou pra algum lugar. Você termina o dia e não fez nada útil… A mente tem que ser organizada! Você deve organizá-la pra aquilo que você precisa fazer. Tem que favorecer a sua mente para que ela seja flexível e crie uma estratégia de ação. Como? Pensando coisas novas e nutrindo-a de coisas boas. Assistindo boas reportagens e bons vídeos, lendo algo útil… Não é exagerando, colocando coisas demais na mente. Não, é colocar o necessário, mas colocar coisas novas sempre. Sair da mesmice de achar que só as conhecidas formas de fazer dão certo e deixar o novo entrar.

A nossa mente procura os resultados, ou seja, ela avalia se o que estamos fazendo funciona ou não. Vai uma dica, uma nova forma de pensar: se você ‘conquistar’ a amizade da sua mente e deixar muito claro pra ela o que quer fazer, ela responderá à altura das suas necessidades e desejos. Por exemplo: – Olha, eu não quero viver mais nessa situação, de aperto financeiro; – Não quero continuar trabalhando em um lugar que não gosto; – Estou cansada de fazer sempre as mesmas coisas, de me relacionar com pessoas que eu não gosto, eu não quero mais viver essa vida; – Não quero comer essas coisas e ver no espelho essa pessoa fora de forma e sempre doente. Percebeu? Quando você guia sua mente, ela entende perfeitamente e passa a dar comandos que favorecem suas escolhas e desejos.

O que você não quer mais? Tem que ficar muito claro o que você não quer pra sua mente criar estratégias e buscar uma nova maneira de ‘pensar’. Ela começa a te levar pra essa nova maneira de ser. Quando você perceber a mudança, já estará com novas atitudes. Atitudes diferentes. Aí você fala: – Nossa, eu estou conseguindo! Sim, está conseguindo porque sua mente está ali, te falando o tempo inteiro o que fazer e o que não fazer: – Olha, isso não, lembra que você falou agorinha mesmo que isso você não quer pra gente? Agora, se você tiver a mente confusa e enviar comandos confusos, ela vai aceitar o comando. Por exemplo: – Nossa, não aguento mais ser gordo, estou de saco cheio disso, é porque puxei minha família, é hereditário, vou morrer pior do que estou. Com esse pensamento, sua mente está entendendo isso: – Opa! Cada dia mais doente, cada mais gordo… Se ela entender que aquilo que você está falando é um fato inquestionável, ela vai colaborar pra que aquilo aconteça cada vez mais e quando você tiver a chance de comer coisas que vão te engordar, ela vai te incentivar: – Tem um lugar que vende coisas maravilhosas pra gente, vamos engordar. É assim que ela funciona.

A gente precisa aprender a lidar com a nossa mente. Em primeiro lugar, você deve deixar claro o que deseja. Vem a pergunta: deixar claro, claro como? Fazendo rituais! Eu gosto muito de fazer rituais, principalmente escritos, com data. O que seria um ritual? Ritual é uma maneira de sinalizar no tempo o que você precisa. A gente deve entender que o tempo é infinito e a mente é muito ampla, também infinita. Ela pode ir do passado ao presente de maneira que você nem perceba se está em um ou outro. De repente você se lembra de alguma coisa ruim que aconteceu no passado… Algumas pessoas que viveram esse momento com você podem até já ter morrido! Mas você traz esse passado com uma nitidez, que parece que aconteceu agora. Você consegue sentir até a raiva que sentiu, de uma coisa que acabou, mesmo que já tenha perdoado aquela situação ou pessoa. Por outro lado, muitas vezes sua mente está no futuro, pensando algo que nem sabe se vai acontecer, mas você tem medo que aconteça. Talvez aquilo que te atormenta nunca aconteça e você vive o futuro como se estivesse acontecendo hoje. Um futuro incerto, mas de tanto pensar você começa a dar forma pra ele. A gente dá forma pro nosso futuro e pro nosso presente.

Precisamos trabalhar o passado, pra entender o que já passou, o que a gente quer ainda conquistar e o que estamos vivendo hoje. Não existe uma parte mais potente pra isso do que a mente. Ela faz isso por nós, ela vai trabalhar até entender e compreender uma situação que você achava, por exemplo, que seria impossível perdoar. Sua mente encontra uma maneira de compreender aquela situação e perdoar o que aconteceu. Fala assim: – Vamos limpar? Nossa mente é tão cheia de coisa, tem tanto medo, tanta culpa, tanta mistura de sentimentos… Raiva de alguma coisa que não deu certo, de uma pessoa que amou e que falhou com você. Nessa confusão, a hora que você precisa de uma mente limpa, clara e objetiva pra conquistar uma vida boa, não tem espaço pra isso porque a mente está superlotada de preocupação, de medo, de coisas que já passaram, ou de coisas que nunca vão acontecer. Você esquece que deve trabalhar o presente, suas necessidades de hoje…

Hoje, o que eu preciso pra ser feliz? O que eu preciso mesmo pra ser feliz? Será que já não tenho coisas que suprem a minha felicidade? Não é só melhorar algum aspecto, só colaborar pra que as coisas se mantenham assim e melhorem cada vez mais? Será que estou iludido, querendo atingir algo que eu acho que trará felicidade? Esse algo existe? Muitas vezes as pessoas buscam ansiosamente por alguma coisa que talvez nem seja necessária, ou já estava ali. Bastava olhar…

Se você vive demais no passado ou no futuro, se esquece de avaliar o que está acontecendo agora e a mente precisa ir pra lá, pra cá…. Quando o que ela precisa é saber onde está agora. O que ela dá conta de fazer? Ela tem que ser uma mente realista. Se eu conseguir aprimorar mais, vou conseguir muito mais, mas preciso dar conta hoje. A mente precisa de serenidade. Meditação é uma maravilha para serenar a mente… É muito bom, por que ela ‘zera’ tudo, pelo menos pra mim. A mente começa a ficar tumultuada demais, coisas demais? Zera tudo! Se você não conseguir meditar meia hora, medite 15 minutos, o tempo que conseguir, é só pra dar uma zerada mesmo, dar uma ‘esvaziada’ na mente. Pra quê? Pra criar estratégias novas, pra poder criar uma história nova. Estava falando de ritual e uma das coisas que mais gosto é pegar uma folha em branco, pegar uma caneta, colocar a data, sempre a partir do dia. Nesse papel faço meu ritual: a partir de hoje eu quero isso, a minha vida é assim, é assim, é assim, é assim… Escrevo tudo que é importante pra mim. Assino e guardo. Eu gosto de colocar símbolos do Reiki em tudo o que faço. Se você não for reikiano, faça uma oração em cima desse papel. Você estará abençoando seu projeto de vida, isso é importantíssimo.

Definido e escrito o que você deseja, crie estratégias, pense naquilo, mas conscientemente: – Pra eu fazer isso aqui, o que é necessário? Se você está cansado, de saco cheio do seu trabalho, então precisa buscar um novo trabalho, descobrir o que gosta de fazer, porque você pode estar muito cansado de fazer aquela mesma coisa e não tem ideia do que deseja. Precisa ter ideias, porque se sua mente ficar vazia, ela vai te arrumar uma coisa pior! Você precisa saber ou descobrir o que gosta de fazer. Deve dirigir seus pensamentos da seguinte forma: – Eu gosto de fazer isso, então eu quero trabalhar com este tipo de pessoa ou com esse tipo de trabalho, ou ainda, – Eu quero desenvolver outro talento, quero ir pra música… Pra onde você quer ir é até onde sua mente pode te levar. E ela vai criar uma estratégia, mas você precisa abastecê-la de conhecimentos. Se você não estiver bem, não souber ainda o que quer, procure, busque, estude, aprenda.

Nossa mente não pode parar nunca, ela precisa aprender coisas, ela é nutrida por conhecimento, mas o aprendizado deve valer a pena. Não adianta se encher de cursos… Tem gente que vicia em cursos e livros. Faz, lê mas não usa pra nada! Faz um curso uma semana, põe na gaveta o certificado, faz outro em seguida, a mesma coisa, lê um livro que não acrescentou, não incentivou bons pensamentos e atitudes.  A função da mente é criar o tempo inteiro uma vida boa, uma vida melhor. Se você permitir que ela se confunda, se você não encontrar um jeito de manobrar isso, seus pensamentos vão se complicando, eles vão virando uma teia complicadíssima e depois você não sabe mais onde pode puxar, vai virando um nó. Não deixe a sua vida virar um nó. Temos como achar esses pontos entrelaçados e desfazer os nós. Aliás, um dos rituais que eu já fiz e deu certo, é a oração de Maria Desatadora de Nós. Por três vezes eu tive que resolver problemas parecidos e eu usei essa mesma oração. Escolha um ritual pra você.

Estamos iniciando mais um ano. Sempre renovamos nossos votos. É normal, é humano, é previsível que a gente estabeleça metas para o ano que está começando. Às vezes, só pedimos saúde e sabedoria pra continuar vivendo nossa vida. Outras vezes temos uma lista enorme de desejos. Sobre isso já falei em outro momento da necessidade de eleger uma prioridade, que está muito ligada àquilo que te incomoda e te impede de avançar. Mas gostaria de deixar uma mensagem: cuide da sua mente como cuida das coisas que são mais preciosas pra você. Ela é sua grande aliada pra conquistar seus objetivos e te aproximar dos seus sonhos. Nesse  início de ano, alimente sua mente de bons pensamentos e dê serenidade a ela. Se possível, crie rituais que façam sentido pra você e te façam renovar continuamente sua forma de ver e viver a vida. Todos nós merecemos a felicidade.

*Adaptado do vídeo ‘Sua mente a seu favor’, de 26/10/2018 (disponível no YouTube)

Posts relacionados

A importância da prioridade

04/07/2019

A importância da prioridade Você já fez sua lista de desejos para 2019? É importante fazer uma lista, colocar em um papel tudo aquilo que deseja, mesmo que […]

Continue lendo

Já pensou que o sofrimento pode te trazer felicidade? Pode ser só o início de uma grande mudança na sua vida.

04/07/2019

Resistência gera sofrimento Inês Telma Hoje vamos falar de algo muito importante: o quanto a resistência gera sofrimento. Sabe por quê? Porque o sofrimento, de alguma forma, é […]

Continue lendo

Se você ainda não sabe quais são seus dons ou não teve oportunidade de utilizar seus talentos, acompanhe as dicas pra aprender a identificá-los

04/07/2019

O que você está fazendo com seus talentos? Inês Telma O que você tem feito dos seus dons, dos seus talentos, das suas habilidades? Você tem construído coisas […]

Continue lendo
QUER FAZER PARTE DA LISTA VIP E RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS?
(16) 99334-0808
Rua E, 120, Recreio Internacional
inestelma@yahoo.com.br