fbpx

Os Símbolos do Reiki

Os Símbolos do Reiki

Oi pessoal!

Eu selecionei esse material sobre os símbolos do Reiki do meu livro “Mesa Reikiana, uma fonte inesgotável de energia vital”.

Espero que gostem!

Os Símbolos do Reiki

No nível I, as mãos são usadas para canalizar a energia do Reiki. Ainda não há símbolos para o Reikiano ativar.

No nível II, o Reikiano recebe três símbolos para ativar e canalizar a energia Reiki com uma potência muito maior.

No nível IIIA, será dado o quarto símbolo, que amplifica todos os outros símbolos e atinge uma capacidade maior de canalizar essa energia.

E no nível IIIB, o aluno receberá o símbolo que o dará condições de ser Mestre Reiki, pois poderá fazer as iniciações em outras pessoas e até em animais. Neste texto não colocarei nada sobre o quinto símbolo, porque ele deve ser passado somente quando estamos formando Mestres Reiki.

Os símbolos são como chaves que abrem as portas de diferentes dimensões, portas para diferentes camadas vibracionais.

Eles já foram secretos, mas hoje já estão expostos nos livros de Reiki e nas apostilas.

Os símbolos somente são ativados se houver as devidas iniciações de Reiki.

Cada símbolo é composto de um yantra (desenho) e um mantra (som).

  • O yantra – desenho ou figura geométrica – conecta a força cósmica.
  • O mantra – palavra ou frase – determina desejo. Atenção: Para cada desenho o nome deve ser repetido três vezes para formar uma onda energética.

Toda vez que fizer o desenho, seja escrito ou mentalmente, é necessário falar três vezes seu nome, senão não funciona.

É muito importante quando desenhar os símbolos, respeitar cada traço e lembrar que sem o nome de nada adianta. As sequencias para o tratamento também são de extrema importância.  Se errar enquanto desenha, pare e comece de novo.

Devem ser desenhados com as mãos em concha e jogados como se batessem palmas, se estiver sozinho. Ou desenhados na mente, repetindo o nome mentalmente, se houver pessoas por perto.

Nos tratamentos de Reiki são usados apenas quatro símbolos, 1, 2, 3 e 4.

Você receberá três deles na sintonização no nível II, um no nível IIIA e um no nível IIIB – Mestrado, para realizar as iniciações.

Cho Ku Rei

Cho Ku Rei

Sua cor é violeta.

Definição dada pelo Reiki: o interruptor da luz. O primeiro passo, início, entrada.

Esse é o mais poderoso, e o único que pode ser usado de forma independente. Você o usará todas as vezes que ativar a energia Reiki com a sua intenção. Todos os outros símbolos dependem desse para a sua ativação.

É um símbolo para ser usado em qualquer ocasião. Esse é o símbolo do poder, permitindo a nossa ligação imediata com a Energia Cósmica e o fluir da Energia Reiki. É a descida direcionada da energia vital para o plano físico.

Ele transmuta energias inferiores para padrões mais elevados. Limpa, protege, de ação instantânea. Você traz o símbolo 1 e ele já atua no mesmo instante.

Quando somos iniciados no Reiki, e passamos a usar os símbolos, o Cho Ku Rei, passa a fazer parte de nossas vidas. Não há situação em que ele não possa atuar.

Não precisamos de autorização para usá-lo porque a intenção quando o usamos este símbolo é limpar, abrir espaço para energias superiores, proteger, transmutar.

Sejam em casa, no trabalho, nas ruas, em pessoas, animais, objetos, automóveis, plantas. Podemos fazer um grande Cho Ku Rei e enviar para lugares.

Inclusive em situações estressantes, de conflito ou briga. Eu particularmente uso este símbolo para tudo, até quando alguém está na minha frente, me contando fatos pesados.

Este símbolo usado em nós, num tamanho grande, nos protege. Podemos envolver nossos filhos, carros, casas. Podemos colocar nos alimentos, nos remédios, na água.

Enfim, onde você imaginar que limpeza e proteção seriam importantes use-o, sem economias. Quanto mais você utiliza um símbolo, mais afinado com ele você fica.

Quanto mais você canaliza o Reiki, mais limpa e disponível para essa energia você fica.

O Reiki não desgasta, você pode usá-lo muito, o quanto quiser. Este símbolo principalmente traz em si a vibração do Reiki.

Quando estamos relembrando um fato triste, podemos enviar o Cho Ku Rei, em imaginar que estamos lembrando a cena que se passou.

Quando estamos preocupados com um encontro que teremos, podemos limpar o local ou mesmo a pessoa com quem nos encontraremos.

O símbolo 1 é o símbolo da purificação. E tudo o que nos rodeia precisa ser purificado, há muita preocupação envolvendo as pessoas, há muito sofrimento no mundo, muita dor.

Há lugares onde acontecem muitos acidentes repetitivos, e isso se dá pela presença de energias pesadas, que estão ali pela vibração dos fatos que antecederam. É preciso limpar estes acúmulos.

Eu tive uma experiência com isso há uns doze anos atrás. Eu morava num prédio que ficava de frente à uma avenida. Na época eu já usava muito os símbolos do Reiki.

Havia um ponto no qual sempre ocorriam colisões, próximo de minha casa. Era incrível como na mesma esquina pudessem se repetir tantas vezes. Foi quando pensei nisso e resolvi enviar muito Cho Ku Rei para limpar. Em poucos dias os acidentes pararam.

Já tive várias experiências com brigas discussões. Mesmo que distante, quando eu vejo duas pessoas discutindo, começo a enviar este símbolo, sem parar. Sempre me surpreendo com os resultados.

Desenhe-o no sentido contrário ao movimento dos ponteiros de um relógio. Na figura, os traços finos numerados indicam o sentido em que deve ser desenhado no Hemisfério Sul (Brasil), portanto procure memorizá-lo e desenhá-lo com perfeição.

Também podemos enviar o Cho Ku Rei nas construções, nos aparelhos domésticos, nas cadeiras que vamos nos sentar, na sala de aula, no escritório.

Também em cristais, utensílios de trabalho, roupas e objetos emprestados.

Muitas vezes as pessoas passam mal porque o sétimo chacra está alterado. Este símbolo sozinho também ajuda na harmonização dos chacras.

Infinitamente este primeiro símbolo pode ser empregado com eficiência, e se você conseguir enviar a cor também, ou chamar pelo Violeta, que é a cor da transmutação, ainda mais eficaz ficará o uso deste símbolo.

Sei He Ki

Sei He Ki

Sua cor é verde.

Definição dada pelo Reiki: Cura emocional.

Este é o símbolo da cura. Ele age no corpo emocional. O Sei He Ki trabalha todos os tipos de emoções, seja culpa, ira, tristeza, raiva. Por isso ele é essencial nos tratamentos.

Diferente do primeiro símbolo, ele não pode ser usado em todos os lugares. Ele deverá ser usado por aqueles que querem ser tratados, porque senão estaremos invadindo o espaço do outro e contrariando a lei do livre arbítrio. Há pessoas que gostaríamos muito de tratar com a energia Reiki, mas elas não querem. Se não houver permissão não faça. A menos que seja uma criança, ou alguém que esteja sobre seus cuidados e que não esteja em condições mentais de pedir ajuda.

É muito útil nos tratamentos de compulsões e vícios.

Este símbolo é para ser usado em pessoas e animais. Porque ele trabalha as emoções. Ele traz harmonia. Aliado com o próximo símbolo, cura as emoções antigas, as memórias afetivas, os traumas, medos. É excelente para trabalhar as perdas dolorosas, como o luto, a separação. Curando as emoções que ficam registradas e acabam se tornando doenças do corpo.

O Sei He Ki é um símbolo sagrado que traz o equilíbrio dos corpos. É ele que vai buscar a emoção gerada e transforma-la, harmonizando, logo, curando. Uma doença só se torna doença porque antes dela houve desequilíbrio, desarmonia. Nossas atitudes são baseadas naquilo que sentimos. Tudo o que fazemos tem um fundamento emocional. Destes pequenos detalhes a grandes gestos. Principalmente atitudes repetitivas, todas elas estão baseadas naquilo que temos guardados em nossas memórias. Elas estão ali, comandando nossos dias e nem percebemos.

Um exemplo simples é você abrindo a bolsa, pegando um maço de cigarros, colocando-o na boca, acendendo. Esta simples atitude está baseada num vício que foi gerado a partir da tentativa de se acalmar. Hoje pode ter se tornado automático, mas por trás disso, há uma emoção gerando.

Sempre haverá uma emoção gerando atitudes. Algumas serão conscientes, outras inconscientes.

Outro exemplo é o de uma mãe abrindo a porta várias vezes na mesma noite para cobrir seu filho, já grande. O que move é o medo gerado talvez na infância, enquanto ainda era pequena.

Sempre fazemos coisas que refletem nossos medos ou nossas expectativas.

Há pessoas que trabalham demais porque são movidas pela vontade grande de se realizarem profissionalmente, ou de ganhar muito dinheiro. Outras não trabalham porque são movidas pelo sentimento de desânimo, de injustiça, talvez causada por uma decepção muito grande.

Quando há negatividade, o Sei He Ki equilibra, devolvendo a origem, o nada, para ser preenchido pelo bem. Com o tempo acumulamos muitas crenças negativas sobre coisas, sobre os fatos da vida, e nossas atitudes guiadas por essas emoções, acabam destruindo o nosso presente.

Este símbolo pode ajudar principalmente em casos de auto sabotagem. Em que tudo está dando certo, mas por algum motivo desconhecido a pessoa abandona seu projeto e tudo acaba. Podemos trabalhar com o símbolo 2 incessantemente até conseguirmos atingir o que queremos, trabalhando em nós e no outro.

Hon Sha Ze Sho Nen

Hon Sha Ze Sho Nen

Definição dada pelo Reiki: cura do passado, do presente, do futuro; cura do karma, cura a distância sem tempo, nem espaço.

Sua cor é azul.

Esse é o terceiro símbolo do Reiki.  É a chave para o envio do Reiki à distância, pois ele elimina o espaço e o tempo, e traz tudo para o agora.

Seja em outros tempos, anos atrás, vidas passadas ou outros lugares, como outra cidade, outro país. Não importa onde nem quando. Ele transcende, ele quebra as barreiras, para os outros símbolos agirem. Ele trabalha no corpo mental. Não há obstáculos quando ele está em ação.

Pode ser usado para eventos futuros. Como situações difíceis que teremos que enfrentar, como audiências, provas, encontros. Ele vai a frente e trabalha o que tem que ser trabalhado. Junto com os outros símbolos, permite que se proteja, limpe e harmonize.

Em tratamentos pode trazer feridas do passado para serem tratadas, transmutando o presente, alterando o futuro.

Com ele não há limites, não há onde e o que não se alcançar. Por isso o uso correto dos símbolos permite tantas experiências maravilhosas com curas e libertação. Porque os símbolos atuam em conjunto abrindo todas as possibilidades de transmutar situações físicas, matérias, emocionais e espirituais.

Significado de cada traço do Hon Sha Ze Sho Nen

 

Linhas Significado
1 O Céu
2 desce à Terra
3 e cria
4 o ser humano.
5 O Céu (a Consciência Divina) está dentro do homem,
6 o homem tenta construir o Céu na Terra (viver com Deus na

Terra),

7 o Céu desce à Terra através dos atos dos homens,
8  

e o homem cria a casa de Deus,

 

9
10
11 o Céu só está dentro da casa de Deus,
12 o Céu só existe por causa da casa de Deus,
13 o Céu só se manifesta na casa de Deus,
14 só os homens de Deus merecem o Céu (êxodo),
15 Deus manda alguém lembrar que estamos errados  (o Céu desce à Terra fora da casa de Deus).
16  

O homem impuro.

 

17
18 Os homens impuros ganham o Céu.
19 O homem impuro traz o Céu à Terra.
20 A morte ou fim de tudo,
21 nascimento,
22 salvação aos filhos dos seus filhos.

Com a iniciação do Reiki II, a sequência dos símbolos a ser usada para os tratamentos é: 1, 3, 2, 1.

Dai Koo Myo

Day Koo Myo

Definição dada pelo Reiki: cura da alma ou espírito.

Sua cor é branca.

Este é o quarto símbolo do Reiki, é o símbolo Mestre, da realização. Nos tratamentos ele potencializa todos os outros símbolos, tornando o tratamento mais rápido e mais eficiente.

Ele é o responsável pelas curas milagrosas do Reiki. Porque consegue ir além da matéria, além das emoções e da mente. Ele atua no nível do espírito e pode encontrar a origem do problema a ser tratado.

Grandes transformações acontecem na vida do Reikiano quando ele chega no Reiki III A. E muitas transformações nos tratamentos com este símbolo.

Essa é a energia mais forte do planeta. Permite o contato com energias de alta frequência, acelerando as partículas energéticas e do campo vibracional que nos cerca.

A minha experiência com este símbolo foi inesquecível. Eu consegui senti-lo entrando em contato com o meu campo energético. Acordei de madrugada com tudo girando ao meu redor, muito rápido. Logo consegui atribuir a experiência com a iniciação que eu receberia naquele dia.

Faz o volume de energia se tornar ilimitado.

Quanto aos símbolos recebidos no nível 2, inclui-se o Dai Koo Myo ficando a sequência 1, 4, 3, 2 e 1. Assim, com essa combinação podemos irradiar a energia para um número ilimitado de pessoas simultaneamente.

Enquanto o Cho Ku Rei é energeticamente independente, o Hon Sha Ze Sho Nen, o Sei He Ki e o Daí Ko Myo são dependentes da ativação do símbolo Cho Ku Rei para funcionar.

O Significado Espiritual do Day Koo Myo

Linhas Significado
Linhas

1, 2 e 3

O homem perfeito: antes de estar num corpo físico e sujeito a tempo, espaço e individualização; antes de ser criado como forma definida, quando ainda fazia parte do chamado sonho da Divindade.
Linhas

4, 5 e 6

O estado original do “homem do Céu”: a Trindade (conceito presente em diversas culturas), isto é o Criador (Pai), a Força (Espírito) que tudo anima e o Criador (Filho).
Linha 7 O céu.
Linhas

8 e 9

Após a criação: pelo fato de estar no mundo da matéria, o estado original transforma-se de trino em duo, o Pai (forte, certo, interior) e o Filho (fraqueza, incerteza, exterior), faltando a força do Espírito (responsável pelo equilíbrio de forças).
Linhas

10 a 17

O sol dos sábios e dos tolos: os sábios compreendem que o sol (a verdade) está em seu interior enquanto os tolos procuram o sol no exterior (nas aquisições do mundo).

E aí, o que você achou? Ficou alguma dúvida? Conta pra mim nos comentários! 🙂

Sobre o Autor

Inês Telma

Formada em pedagogia, com pós-graduação em Terapias Vibracionais é Mestre Reiki, terapeuta vibracional, escritora, empresária e YouTuber. Ministra cursos presencias de Reiki, do nível I ao Mestrado, e da Mesa Reikiana, além do curso exclusivo e online 10 Partes do Ser, com uma nova abordagem de compreensão e auto-conhecimento do ser humano.

Adicionar um comentário

*Por favor, preencha todos os campos corretamente

Posts Relacionados

Os 7 Chakras
Publicado por Inês Telma | 24 de fevereiro de 2016
Os 7 Chakras
Estudar e aprender sobre os chakras é muito importante para quem trabalha com energia. Pois tudo o que acontece no mundo material, primeiro aconteceu no campo sutil, ou seja, nossos...
O que é Reiki
Publicado por Inês Telma | 24 de fevereiro de 2016
O que é Reiki?
O que é Reiki? Reiki é uma fonte inesgotável de energia vital. Reiki é uma energia de cura, que vem do Universo. E ela é acessível a todas as pessoas....