fbpx

Os 7 Chakras

Os 7 Chakras

Os 7 Chakras

Estudar e aprender sobre os chakras é muito importante para quem trabalha com energia. Pois tudo o que acontece no mundo material, primeiro aconteceu no campo sutil, ou seja, nossos chakras já captaram, bloquearam, registraram e depois, vira nossa realidade física.

A nossa qualidade de vida, em todos os aspectos que você possa imaginar, depende de como estão nossos chakras e o fluxo deles.

Tem se falado muito sobre eles, mas parece que ainda não estamos conseguindo perceber que são os chacras em bom funcionamento, que nos ajudarão nas maiores dificuldades que estamos passando no momento.

Por exemplo, se você está passando por dificuldades financeiras, ou por problemas de saúde, você está com problemas no primeiro chakra.

Outro exemplo bem comum, é quando você começa a ficar deprimido, não sente mais alegria em ser quem você é, começa a se desprezar, é porque seu segundo chakra não está bem.

E se você não consegue seguir em frente, sempre há um empecilho que você não consegue transpor, é porque seu terceiro chakra está fraco.

E assim, poderíamos colocar milhares de situações corriqueiras ou excepcionais como exemplos, porque são os chacras que irão nos abastecer para que consigamos viver encarnados aqui na terra.

Se algum deles não estiver funcionando bem, automaticamente aspectos de nossas vidas que estão ligados a ele, também não irão funcionar bem.

Cada um dos sete chakras é responsável por algo em nossos corpos físicos, emocional, mental e espiritual. Por isso eles precisam funcionar. São nossos centros de força. Cada um é um sol que nos abastece de energia.

Podemos imaginar que eles são as portas que estão ou não abertas em nossas vidas. Sabe quando você sente que todas as portas estão fechadas?  Ou quando tudo está muito indo bem, e você diz que está com muita sorte? Na verdade essas portas, essa sorte, são os próprios chacras, portais que se abrem ou fecham…

Mas a questão é, como ter chacras funcionando bem, colaborando para uma vida mais feliz?

Nada acontece ao acaso, não é a toa que um ou outro chacra está bem.

O que faz com que nossos chacras funcionem ou não funcionem bem é a constância dos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes. Essa constância irá construir a qualidade de nossa vibração.

Não é apenas um momento de lucidez que nos levará a ser melhor.

São constantes movimentos repetitivos que definem quem estamos nos tornando.

Inês Telma Citelli

Uma atitude esporádica não cria fundamento, é preciso treinar ser aquilo que queremos ser. Treino constante e fiel. Como um atleta. Somos atletas espirituais encarnados. Temos que nos superar. Não há de quem ganhar, apenas de nós mesmos.

Quando eu falo sobre o valor em compreender o funcionamento de cada um deles, é porque essa compreensão pode mudar a sua vida.

E isso é muito sério. Precisamos ter consciência do que acontece por trás da realidade que vemos, porque o que acontece e que você não vê é justamente o responsável por aquilo que você vê.

As pessoas se deprimem, ou fracassam, ou surtam, e não buscam exatamente na fonte de tudo, o reparo necessário. Elas se isolam, buscam nos remédios, buscam nos vícios, o alivio. E não terão. Não por muito tempo. Por que o alivio verdadeiro só virá acontecer, quando realmente elas buscarem melhorar a qualidade dos seus chakras e começarem a vibrar melhor.

Quando nós evoluímos como pessoas, nossos chakras também se expandem em luz. Quando ficamos presos em situações difíceis, bloqueamos esses canais de energia.

Já está na hora de encararmos nossas vidas de frente e parar de culpar as pessoas e as situações por não conseguirmos realizar o que queremos.

Ser espiritual é ser pleno. Ser consciente. E essa consciência começa pela compreensão de quem somos e como funcionamos e não pela negação.

Vamos analisar o que está mal e trabalhar encima disso. Não empurre seus problemas para debaixo do tapete. Não dá mais. O mundo está gritando para que as pessoas acordem. Enquanto há pessoas muito mal intencionada atrapalhando o andamento perfeito das coisas, causando distúrbios, causando sofrimentos, há pessoas muito boas, mas adormecidas.

Esses temas que estamos levantando são justamente para despertar, para conscientizar de que é preciso urgente fazer alguma coisa para aliviar a dor do planeta.

E você diz para mim: eu mal posso com a minha própria dor, como poderia ajudar o planeta?

Eu digo, que é aliviando a sua dor, é despertando quem você realmente é e colocar em prática todos seus potenciais, que você ajudará o planeta.

Muito mais importante do que olhar para o planeta e tentar ajudar lá fora, é olhar aqui para dentro.  Profundamente, e descobrir que você não é um simples e mero ser jogado no mundo. Mas que você, eu e cada um de nós, que habitamos neste planeta, somos uma centelha divina.

Somos Deus em ação, e cada gesto, cada palavra, cada atitude consciente, ajudará o mundo a ser um mundo melhor.

E tudo começa a partir do cuidado com os nossos chacras.

Você vibra de acordo com o que você é. E avançar é encarar nossas falhas, nossas angustias e decepções e corrigi-las uma a uma.

A vida não é uma competição com os outros. É uma evolução pessoal, e é nessa busca individual de melhorar que o coletivo ganha, que todo mundo ganha.

Eu melhor hoje do que ontem.

Situações mal resolvidas criam bloqueios nos canais energéticos. E esses bloqueios irão criar doenças, irão criar sofrimentos, porque registram em nossos corpos sutis aquilo que não foi agradável. E aquilo que não foi agradável ter vivido, continua em nossa energia.

Os chakras guardam essas informações. E eles podem se deformar com o tempo, se houver muita informação destrutiva. E começam a emitir ondas negativas para o mundo e o mundo vai trazer de volta mais ondas negativas. É uma constante troca vibracional. E não basta que sermos bons para garantir um bom desempenho com o mundo, precisamos também ter chacras em bom funcionamento, todos eles.

Isso explica porque muitas pessoas boas, inteligentes, legais, se encontram em situações difíceis.

Porque os bloqueios existem e sempre irão existir até que os desfaçamos. E isso requer atenção, cuidado, carinho. Tudo acontece a partir do primeiro olhar naquilo que não está correto em nossa vida, na investigação de porque isso pode estar acontecendo? E na solução de que eu posso melhorar isso em mim.

desânimo falta vitalidade

Coisas boas e más acontecem a partir de como estamos. Tudo, eu disse tudo o que acontece com cada um de nós está relacionado a um chacra especifico ou ao conjunto de todos eles.

Em mim, não no outro.

Entende como tudo aquilo que guardamos, tem um lugar especifico para se alojar e isso terá consequências futuras?

E essas são as verdadeiras causas dos nossos maiores sofrimentos, enquanto os bloqueios não forem desfeitos, mais desse bloqueio atrairemos. Esses bloqueios são memórias deixadas por emoções.

A famosa lei da atração se dá por meio da vibração que emitimos através dos chacras.

E como esse assunto é um assunto especial, vou coloca-lo em vídeos separados para que você compreenda melhor suas funções e suas consequências, a fim de que possa pensar sobre ele, associar à sua vida, e analisar como está cada um deles.

Primeiro Chakra, Chakra Básico ou Muladhara

O nosso primeiro chacra é o básico. E não por coincidência, ele é responsável por tudo aquilo que é básico em nossas vidas: o nosso corpo físico e nossa vida material e sexual.

Logo no primeiro chacra nós já encontramos tantos problemas. Você conhece alguém que não tem algum tipo de problema financeiro ou com a saúde, ou com a sexualidade? Mas não deveria ser assim, se ele é só o primeiro chacra e é tão básico.

Sim, talvez ele seja o mais problemático de todos… Porque o que é básico no mundo está corrompido.

Alimentação

O que comemos, o que deixamos de comer, nossa alimentação está totalmente desequilibrada. Comemos muito mais do deveríamos, e nosso corpo na maioria das vezes nem reconhece que o que ingerimos é alimento. A distância entre o alimento e a natureza vem aumentando cada dia mais. Saladas e frutas estão sendo trocadas por biscoitos e enlatados. Legumes e frutas não nascem em latinhas, nem saquinhos.

Movimentos

Nossos corpos quase não se movimentam, ficam estáticos em frente ao computador, em frente a TV. Enferrujamos nossa maquina que é simplesmente fantástica por falta de uso. Isso é deprimente, e depois colocamos a culpa na idade. Não é a idade que faz com que você pare de funcionar, é o falta de atividade, falta de movimento que causa o maior prejuízo para o seu corpo.

Sono

Não dormimos bem, estamos sempre preocupados e ansiosos com o dia de amanhã. Não conseguimos relaxar, não conseguimos mais confiar que tudo dará certo. Mas o fato é que é natural as coisas darem certo. Quando as coisas dão errado, é porque estava desajustado, é preciso compreender isso e corrigir os erros.

Nos esquecemos que tanto a saúde, quanto o dinheiro e o sexo também são construídos a partir da energia, e quanto mais alto estivermos vibrando, mais estaremos contribuindo para ter um corpo saudável, uma vida próspera e uma sexualidade bem resolvida.

Em nossos chakras ficam registrado todas nossas crenças, tudo o que vivenciamos, tudo o que sentimos, e as marcas negativas continuam pesando ali. Por isso é importante trabalhar, curar, tornar saudável o chacra básico.

Atitudes saudáveis, em relação a alimentação, ao sono, ao dinheiro, ao sexo, irão contribuir para o bom funcionamento deste chacra, mas também é necessário cuidar do que já passou. O tempo não vai apagar, pelo contrario, ele vai acumular mais do que tem, porque existe a lei da atração.

E o acúmulo se dá por meio das emoções que foram geradas com as situações vividas.

Por exemplo, você vivenciou um relacionamento em que houve traição, em que houveram muitas brigas, ficando registrado em você, memórias de muita raiva, rejeição e mágoa. São essas memórias que atrairão mais disso no próximo relacionamento, se você não eliminar a sujeira que ficou em você, a sujeira emocional.

Cuide energeticamente do primeiro chakra. Ele é a base de tudo. Se não estiver fluindo, a vida não flui, as coisas boas não acontecem.

O Reiki pode ajuda-lo nisso. Ele irá nutrir este chakra, desbloquear, limpar e com isso contribuir para que sua vida melhore.

Vamos entender o seguinte: você afeta seus chakras com seus pensamentos, sentimentos e atitudes… E seus chacras por sua vez afetam seus pensamentos, sentimentos e atitudes…

Compreende como essa troca é constante? Alguma coisa precisa ser feita para mudar a situação. Ou você muda de atitude forçosamente e tenta mudar a qualidade dos seus chakras, sendo uma pessoa melhor, ou você cuida dos seus chacras, e eles colaboram para que você seja uma pessoa melhor.

O ideal é que você faça as duas coisas.

Manter o chacra básico equilibrado, nutrido é o grande desafio de todos nós, embora devesse ser muito fácil e natural.

  • Nome em sânscrito: MULADHARA (“Base e fundamento”; “Suporte”)
  • Localização: Base da coluna vertebral.
  • Cor: Vermelho.
  • Elemento: Terra.
  • Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.
  • Qualidades Positivas: Coragem, estabilidade financeira, individualidade, paciência, saúde física, sucesso, prosperidade material e segurança.
  • Qualidades Negativas: Insegurança, doenças, pobreza, miséria, violência, dores, vícios.

E aí, partiremos para o próximo chakra, seguindo uma linha de pensamento crescente, nosso chacra sacro ou umbilical.

Segundo Chakra, Chakra Umbilical ou Swadhistana

chakra umbilical, segundo, swadhistana

Vamos lá, agora passamos para o segundo chacra, sacro ou umbilical.

Seguindo o raciocínio de que quando nascemos neste planeta:  precisamos de um lugar para habitar nosso espírito; matéria para nos sustentar enquanto seres humanos; a garantia de preservação da espécie através do sexo. E aí, vem a próxima necessidade primordial do ser, manifestada no segundo chacra:

-Nosso amor por nós mesmos. Somente quando aprendemos a nos amar e respeitar nossas necessidades e vontades, conseguimos prosseguir de cabeça erguida na evolução do ser.

Autoestima é a qualidade principal deste chacra. Como nos manter no mundo sem conquistar essa virtude que nos manterá sob vigília, nosso ser individualizado. Quem não se ama, quem não se respeita, entrega sua vida, que é a nossa grande oportunidade de evoluir, de crescer, nas mãos dos outros.

Se passarmos pela vida e não aprendemos a nos amar, não teremos a mínima chance de sermos felizes. Por que não iremos buscar que nos faz bem, que nos dá prazer. Não teremos a chance de nos conhecermos profundamente.

E nos conhecer, sermos íntimos de nós mesmos, é a única garantia que temos de chegarmos inteiros ao final desta vida.

Por que? Porque ser inteiro é ser pleno. É conhecer cada detalhe de si mesmo. Conhecer nossos desejos, e nossas limitações. É ser íntimo e amigo de nós mesmos, para poder nos aconchegar quando a vida ficar difícil, para não entregar os pontos quando a coisa apertar.

Pelo contrario, se nos amarmos muito, saberemos nos acolher quando for o momento, saberemos nos colocar para cima, quando for preciso.

Não nos abandonaremos se falharmos. Porque nós vamos falhar, isso é inevitável. Somos seres em construção, e ainda não atingimos a perfeição. Por isso ainda estamos vivos.

Quando pensamos assim, não somos tão rígidos com a gente e nem carente. Não precisamos tanto que os outros façam isso por nós, porque nós já estaremos fazendo isso por nós mesmos.

Essa é a grande questão da vida. Não precisamos invejar ninguém. Não precisamos ter ciúmes, não precisamos nos entregar a quem nos faz sofrer, não precisamos cobrar nada de ninguém…

Compreende como o amor próprio é a grande arma contra o sofrimento?

Se você já tem o segundo chacra desenvolvido, ativo, deve estar achando que tudo isso é óbvio. Mas não é. Não para quem tem esse chacra muito fraco.

Você se apoia quando mais precisa ou busca isso em alguém? E quando ninguém faz isso por você, você cai numa cama e desiste de tudo? Consegue levantar a cabeça e prosseguir mesmo depois de um não? Mesmo depois de tudo dar errado?

Nós fomos ensinados por alguns livros, pela religião, pelos pais, que primeiro temos que olhar para o outro, depois para nós mesmos. Mas não pode ser assim. Se for deste jeito fica falso.

A depressão é o grande mal do século, e ela só existe porque colocamos o outro no lugar onde deveríamos ocupar. Não importa o que as pessoas pensem, não importa em que o mundo acredita, o que você pensa, o que você acredita, e o que você faz, sim, isso importa e importa muito. Porque é a partir disso que você estará construindo o mundo em que irá viver.

Consegue ser feliz apesar dos outros existirem?

Se escolher viver num mundo de ilusões, terá que viver nele por algum tempo. Mas sempre haverá tempo de escolher de novo e de novo e de novo.

Essa é a grande maravilha da vida. Testar escolhas e quando não funcionarem, tentar novamente diferente.

A sexualidade também faz parte deste chacra, e o sexo está tão banalizado. O sexo tem seu propósito, além de garantir nossa espécie, ele também é uma fonte preciosa de prazer. Se usamos o sexo sem vontade, sem desejo, apenas por obrigação, estaremos inibindo o verdadeiro sentido. Então é melhor não fazer. E do outro lado, quando usamos para outros propósitos, que não se encaixa nele, como fuga, traição ou  por interesse, isso também é prejudicial.

Olhe para você. Você está fazendo o que deveria fazer nesta vida? Sua vida tem um propósito, e você não está dentro dela por acaso. Ela está justamente sob o seu controle.

O que escolheu viver nesta vida? Em que situação você se colocou para desenvolver suas habilidades humanas, para crescer como um individuo aqui no planeta Terra?

Há uma maneira simples de saber como anda o seu segundo chacra:

-Você está feliz com quem é? Ou com quem está se tornando?

Se está, maravilha! As coisas vão bem no segundo chacra, mas se a resposta for negativa, então está na hora de repensar o que você tem feito por você.

Buscar a resposta do porque não está conseguindo sentir prazer em viver. O que você fez ou não fez por você? Ainda há tempo. Ainda há tempo para mudar tudo e qualquer coisa.

O Reiki pode ajuda-lo nisso, nutrindo, limpando, curando este chacra e deixando fluir naturalmente a energia que abastecerá esse amor por você. Aumentando sua-auto estima.

E quando você estiver bem estruturado, feliz da vida, você irá querer avançar, irá ter projetos para sua vida, e para isso, você precisa que seu terceiro chacra também esteja funcionando bem.

  • Nome em sânscrito: SWADHISTANA (“Morada do Prazer”)
  • Localização: Abaixo do umbigo.
  • Cor: Laranja.
  • Elemento: Água.
  • Funções: Força e vitalidade física.
  • Qualidades Positivas: Criatividade, prazer, saúde emocional, auto estima, satisfação, bem-humorada, tolerância, desejos, beleza, generosidade.
  • Qualidades Negativas: Ciúmes, vaidade, impotência, problemas sexuais, mau humor, desequilíbrio, desânimo, compulsões, egoísmo e inveja.

Terceiro Chakra, Plexo Solar ou Manipura

chakra plexo solar, terceiro, manipura

Agora vamos falar do terceiro chakra, nosso Plexo Solar ou Esplênico, para dar mais um passo para a evolução do ser individualizado no planeta Terra: a palavra chave neste momento é avançar!

Eis o grande propósito deste chacra. Já passamos pelas necessidades básicas, desenvolvemos o amor por nós, e como um ser em evolução que somos, agora nos resta nos realizarmos.

E para isso precisamos muito da energia deste chacra, porque a qualidade que o terceiro chacra nos desperta é o poder pessoal. O poder de querer e de conquistar. O poder dos que conseguem liderar, dos que conseguem manifestar no plano físico aquilo que projetaram no plano mental.

É a energia que emana deste chakra, que nos faz ir além do que estamos agora. Porque enquanto estivermos vivos, a ideia é sempre seguir em frente. Se for preciso parar para respirar, para tomar fôlego, tudo bem. Isso é aceitável. Agora parar, porque já chegamos, porque já alcançamos o topo, isso não.

Não chegaremos nunca ao topo. Não há como chegar, porque não há ponto final até que a vida seja encerrada.

Quando paramos de querer e nos contentamos com o que já conseguimos, começamos a morrer em vida. Não colocamos mais nossas habilidades para funcionar. E elas começam a murchar, a atrofiar.

É assim com tudo, com os relacionamentos, com o corpo, com a vida.

Quando este chacra está ativo positivamente, ele garante energia para você chegar onde sua mente for capaz de ir.

Não importa quantos anos você tenha e o que você deseja.

Porque? Porque o nosso terceiro chakra é justamente o responsável pelo poder pessoal. Os grandes líderes com toda certeza tem muita energia neste lugar.

O importante é saber que este poder tem que ser usado em prol a sua vida, e não para manipular pessoas mais fracas. Que é o que acontece o tempo inteiro. Por isso lideres sombrios conseguem manipular uma população muito grande. E dentro desta população alguns conseguem não serem absorvidos como reféns. São os mais fortes.

É o chacra da autoridade, do auto controle, da ação. Aquela pessoa que quer algo e vai lá e faz. Quem tem muita energia neste chacra e tem a cabeça boa, vai muito longe, vai além do que a grande maioria é capaz de ir.

É um chacra da determinação. São pessoas decididas.

O negativo deste chacra, pessoas com ele agindo muito forte, são pessoas extremamente raivosas, ansiosas, negligentes. Acumulam ódio e medo.

Medo de seguir em frente, medo de tomar decisões. E a fraqueza neste chacra faz com que o individuo seja comandado por outro. Aquela pessoa submissa, que aceita tudo, mesmo que discorde, porque não tem força para reagir. Aquela pessoa que acaba acumulando raiva justamente por ter que fazer coisas ou viver de alguma maneira que não gostaria de estar fazendo ou vivendo. Mas são dirigidas, manipuladas e com certeza infelizes, por estar descarregada energeticamente.

Esse chacra bem nutrido e trabalhado pode ser percebido naquelas pessoas que decidem fazer as coisas e vão lá e fazem acontecer. Mas fazem acontecer de verdade, prosperando, crescendo.

Ele é capaz de criar uma vibração tão alta, que pessoas ao redor, começam a compartilhar daquilo que você decidiu fazer, construir, tamanha é a capacidade de persuasão que ele contém.

Traz situações favoráveis, cria soluções, enfim, pode mover o mundo para que você chegue aonde quer chegar.

Lembra-se daquele vídeo “Rasgue sua lista”? Então, é a ajuda extra que eu cito nele, a ajuda da mente. É o poder mental convencido e focado agindo.

Algumas emoções ficam registradas neste chakra que precisam ser dissolvidas, para que ele aja no seu potencial total, como a raiva, a negligência, a ansiedade.

Essas emoções não deixam fluir a força que ele é capaz de produzir.

O Reiki pode ajudar nisso, pode limpar, purificar, desobstruir esse chakra, e principalmente nutri-lo.

Mas lembre-se que acima de tudo, o que fará com que seus chakras vibrem em sua plenitude, é a constância em suas atitudes. Pois movimentos esporádicos não criam sustentação em si.

Você pode até vacilar uma vez ou outra, mas se vacilar demais, a constância desse movimento contrário, negativo, criará algo que você provavelmente não gostará do resultado.

Pessoas de sucesso, não vacilam com tanta frequência. Elas buscam a melhor forma de agir, e agem da maneira mais construtiva que conseguem. Elas não deixam o sucesso ao acaso, elas trabalham para que ele aconteça, mesmo que nem percebam que estão fazendo isso, porque na grande maioria das vezes, pessoas de sucesso trabalham numa determinação absurdo, extremamente focadas e o fazem naturalmente, porque sabem que é isso que tem que ser feito.

As coisas no momento não estão saindo como você gostaria que saíssem?

Então além de cuidar do seu terceiro chakra energeticamente, dissolvendo aquilo que já foi e alimentando para aquilo que virá, mude suas atitudes. Seja mais centrado, mais disciplinado, mais focado e use a inteligência para conquistar aquilo que você quer tanto.

E esse querer tanto vai impulsionar você a desenvolver melhor suas habilidades, e esse é o real sentido da vida, desenvolver suas habilidades, ser cada dia melhor.

Lembra do espírito atleta se superando?

E, por fim, lembre-se que sua vida deverá ser regida por você. Essa é a sua vida, a sua história. E todo o poder concedido para guia-la deverá vir de você mesmo. Não entregue esse poder a mais ninguém!

  • Nome em sânscrito: MANIPURA (“Cidade das Jóias”)
  • Localização: Boca do estômago.
  • Cor: Amarelo.
  • Elemento: Fogo.
  • Funções: Digestão, emoções e metabolismo.
  • Qualidades Positivas: Autocontrole, autoridade, humor, poder pessoal, força, vitalidade, vontade, proteção, harmonia e ação.
  • Qualidades Negativas:  Medo, ódio, raiva, fraqueza, falta de energia, falta de impulso para agir, falta de determinação, vulnerabilidade, indecisão, ansiedade, negligência.

Elemento: Fogo.

Agora, vamos para o próximo passo, nosso quarto chakra. Muita força e poder para você!

Quarto Chakra, Chakra Cardíaco ou Anahata

chakra cardíaco, quarto, anahata

Continuando no nosso estudo sobre os chakras, vamos agora, ao quarto chakra, o cardíaco.

Este chacra é o intermediário entre os três primeiros chakras e os três últimos.

Podemos dizer que o chakra cardíaco é o portal das dimensões espirituais e físicas.

Todos os bloqueios dos outros chakras são empecilhos para que a vida flua. Mas especialmente, os bloqueios deste chakra impedem que os milagres aconteçam, que as curas verdadeiras aconteçam. Porque quando o assunto depende de alguma qualidade ou poder espiritual, ele se torna extremamente importante.

Porque é através dele que a espiritualidade poderá se manifestar. Nosso espírito de acordo que vai vivendo suas encarnações, entres suas experiências terrenas, vai ao longo do tempo, desenvolvendo habilidades, desenvolvendo talentos. E quando estamos encarnados, aos poucos vamos redescobrindo aquilo que já é uma conquista nossa.

Por exemplo, uma pessoa vive quarenta anos sem saber que tem muita facilidade em tocar um instrumento musical. Ela vai numa festa, sente atração por um determinado instrumento, toca. E vai pra casa entusiasmado, e começa a tocar novamente. Talvez essa pessoa tem passado metade da vida sem saber que já tinha desenvolvido este talento no passado. E agora tem chance de rever isso.

Assim acontece com muitas coisas. Há quem já nasça e demonstra o que mais seu espírito desenvolveu no passado, seja a arte de curar, de cantar, falar em publico… ou talvez ela descubra aos poucos quais são suas maiores habilidades.

E há pessoas que passam pela vida, sem nem desconfiar dos talentos que tem.

Nossa missão está muito ligada a isso. Se a vida não estiver indo muito bem, se você não gosta do trabalho que faz, talvez seja hora de buscar essa descoberta. Descobrir quais habilidades você já tem desenvolvida.

Esse chacra quando está funcionando positivamente, desperta a compaixão, a generosidade entre as pessoas. O mundo seria perfeito se os chacras cardíacos funcionassem como deveriam. Não teríamos mais crueldades de todas as espécies, entre os humanos, animais…

As pessoas não teriam condições para fazer mal a ninguém , simplesmente porque não sentiriam mais o impulso necessário para fazer com que o outro sofra.

O amor fluiria naturalmente entre os povos. Eu li que isso já acontece em alguns planetas mais evoluídos e que estes seres nos ajudam a compreender o verdadeiro significado do amor. E que apenas e tão somente o amor pode curar.

O Reiki atua na vibração muito próxima a do amor. Por isso ele é tão grandioso, capaz de mudar vidas, situações.

Quando você começa a compreender o mecanismo da vida, e passa pelos três primeiros chacras muito bem, sua vida avança.

Assim como construímos nossa vida aqui na terra com os chacras: básico, umbilical e esplênico, com este e os próximos chacras construiremos nossa vida na espiritualidade.

Se você quiser saber como anda seu chacra cardíaco, basta perceber se ele está contente ou não. Se estiver amargurado, cheio de magoas, ressentido, ele está bloqueado. E pensando naquele raciocinio dos vídeos anteriores, quanto mais sentimentos guardamos num chakra, mais dele teremos. Essa é a lei da atração.

Limpar, purificar, curar este chacra é extremamente importante e urgente para quem busca melhorar o mundo. Não há como melhorar o mundo senão for por aqui, pelo chacra do coração.

Cuide bem dele, porque ele é o ingresso que você precisa para transpor as barreiras físicas e materiais.

Quando passamos por decepções e não conseguimos compreender porque fomos traídos, ou porque fomos desprezados, e seguramos essas emoções baixas, de inconformismo, ressentimentos, mágoas, isso aos poucos começa a deformar nossos chacras.

Eles podem ficar tão sujos e bloqueados, que não permitem nem a gente olhar para as coisas boas que estão acontecendo em volta. As vezes pensamos tanto em alguém que nos fez algum mal, que deixamos de perceber pessoas que nos fazem bem, deixamos de compartilhar momentos gostosos, alegres.

E essas pessoas acabam se afastando, e a solidão surge, justamente porque olhamos demais para as coisas ruins.

Quando o sofrimento acontecer em sua vida, trabalhe essa emoção. Não a coloque debaixo do tapete. Vá fundo até que ela seja totalmente transmutada, e retire dela o aprendizado que ela veio trazer.

O natural seria que as pessoas quando ficassem mais velhas, ficassem mais amorosas. Porque teriam aprendido muitas coisas durante sua vida. Mas o que acontece normalmente não é isso. Elas ficam mais tristes e deprimidas, muitas vezes mais rudes, ou mais intolerantes. Porque houve um acumulo de decepções, de angustias, de perdas. E ao invés de terem aprendido com o sofrimento, guardaram, não deixaram fluir. E com isso, acabam adoecendo, porque o chacra cardíaco é o mesmo chakra que traz a cura.

Lembre-se de verificar como anda seu coração quando precisar de uma cura, uma ajuda espiritual, despertar uma habilidade ou mesmo um milagre.

Afinal, se esta porta estiver trancada ou com muitos empecilhos, a cura, a ajuda espiritual ou o milagre não conseguirão acontecer em sua vida.

E por fim, se você quer saber se o seu coração anda em excelente estado, dê uma olhadinha no grau de alegria em que ele se encontra. Um coração alegre esbanja amor por onde passa!

  • Nome em sânscrito: ANAHATA (“Invicto”; “Inviolado”)
  • Localização: Coração.
  • Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).
  • Elemento: Ar.
  • Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.
  • Qualidades Positivas: Amor incondicional, compaixão, equilíbrio, tranquilidade, alegria, harmonia e paz.
  • Qualidades Negativas: Desequilíbrio, contrariedades, mau humor, instabilidade emocional, mágoas, rancor, desilusões, solidão, problemas de coração e circulação.

E com o coração limpo e feliz, vamos para o próximo passo na nossa evolução: deixar a nossa marca no mundo. Temos um chakra especial para isso, mas… isso fica para o próximo texto.

Muito amor para você.

Quinto Chakra, Chakra Laríngeo ou Vishudda

chakra laríngeo, quinto, vishudda

Este chacra é o primeiro dos três chacras superiores.

E nos chacras superiores há muita informação guardada, muitos registros importantes que podemos acessar quando eles estão ativados e limpos.

Quando temos o chacra laríngeo em excelente estado, conseguimos nos comunicar com clareza. Conseguimos colocar no mundo nossa mensagem. E dependendo da excelência deste chacra, conseguimos mudar o mundo, o nosso mundo.

Porque ele traz a força de caráter, o discernimento, a compreensão maior dos fatos.

Há pessoas, que com meia dúzia de palavras, mudam uma situação inteira. De tanta energia que essas palavras carregam em si, são capazes de produzir grandes modificações, tanto para o bem, quanto para o mal.

Lembra de algum fato parecido? Quando você estava muito mal, muito triste, e alguém lhe falou poucas palavras, mas que foram suficientes para você conseguir ver a situação com outro olhar?

E o contrário, quando você estava super bem e alguém com um simples comentário detonou o seu dia?

É isso. Os lideres trabalham muito este chacra. Eles impõem suas vontades maiores. Eles coordenam, disciplinam, organizam pessoas, lugares e situações.

Pessoas com esse chacra muito fraco, não conseguem dizer não quando precisam, não conseguem dizer sim quando querem, seja por medo, receio, ou apenas para não ter que enfrentar alguém. Normalmente não têm ambição, nunca sabem o que querem, e quando querem não correm atrás para conseguir.

Você pode analisar como está este seu quinto chacra pelas coisas que conquistou ultimamente. Tem conseguido convencer pessoas, tem conseguido conquistar o que quer? Porque ele é essencial para a manifestação de seus desejos. Ele impõe ou não. Ele manifesta ou não. Ele derruba barreiras ou não. Dependendo da sua força. Dependendo do seu poder. Da sua energia.

Quando você elabora um projeto, seja ele profissional ou pessoal, e fala com alguém sobre isso. Qual a reação das pessoas que te escutam? Elas ficam maravilhadas com o que ouvem, elas nem prestam atenção, ou elas além de ignorarem, conseguem fazer com que você desista do que se propôs a fazer?

Pois é, olha só o que um chakra pode fazer ou não por nós.

Ele está muito ligado ao sucesso profissional, porque todos os produtos, os artigos, tudo o que existe no mundo dos negócios precisam desta energia para sobreviver e para vencer os concorrentes.

Há muitas atitudes que tiram energia deste chacra, que o enfraquecem. Como a lamúria, a reclamação sem fim, a contestação sem sentido, a implicância, a fofoca, a incoerência…

Quer um exemplo? Você vai cheio de vontade de conversar com alguém, quer contar as coisas boas que estão acontecendo, e essa pessoa fica olhando os pontos negativos, começa a dar exemplos de coisas ruins, ou muda o assunto para ficar falando de doença ou de um conflito que está passando.

São coisas que fazemos e nem percebemos, mas perdemos forças com isso.

O álcool e o cigarro sem dúvida são grandes inimigos deste chacra. Eles queimam por onde passam, e suas consequências principalmente para a saúde são muito ruins. Porque consomem energia vital da garganta, porque o corpo terá que recompor os estragos que eles causaram.

Então, se for para abrir a boca e deixar sua marca no mundo, que fale coisas boas, construtivas, que elevem as pessoas, que seja agradável de escutar. Se há algo importante a se fazer nesta vida, é inspirar as pessoas. O mundo precisa de gente que inspire, que leve esperanças de que tudo irá acabar bem, que acreditem que as coisas possam ser diferentes.

Quando houver algo que queira muito realizar, seja coerente, seja convincente, a fim de que outras pessoas possam ajuda-lo nisso. E evite falar sobre seus projetos com pessoas muito negativas.

E, por fim, lembre-se que a sua palavra é a manifestação do que você tem dentro do seu coração. Se quiser conhecer seu coração ou o coração de alguém, escute o que está saindo através das palavras.

  • Nome em sânscrito: VISHUDDA (“O purificador”).
  • Localização: Na garganta.
  • Cor: Azul claro.
  • Elemento: Éter.
  • Funções: Som, vibração, comunicação.
  • Qualidades Positivas: Comunicação, criatividade, conhecimento, honestidade, integração, lealdade, expressão de dons e talentos, clareza, sucesso.
  • Qualidades Negativas: Timidez, expressão mentirosa ou confusa, gritos, violência, fofocas, preconceito, dureza, fracasso.

E quando conseguimos nos manter bem no planeta, com nossas necessidades básicas supridas, com o nosso amor próprio, realizando projetos, com o coração aberto, deixando nossa marca no mundo, ai então é hora de acelerar nossa evolução. Avançando no caminho, em busca da nossa realização espiritual, vamos ao próximo chakra.

Sexto Chakra, Chakra Frontal ou Ajnã

chakra frontal, sexto, ajnã

Nós vamos falar agora do sexto chakra. É o chakra da intuição.

Com certeza, viver esta vida, intuindo o que deve ou não fazer, é muito mais fácil do que ir fazendo, ir errando, ir fazendo ir errando, como se fosse uma prova de múltipla escolha. Você marca uma, errou. Marca outra, errou. Tenta colar do colega, mas a prova dele é diferente da sua, e você erra novamente, e assim vai até não ter como errar mais, e você acerta.

É assim a vida de alguém que não está conectado com o seu eu superior. Essa pessoa não consegue perceber o óbvio, ver que o que está fazendo a levará para o fundo do poço, seja num relacionamento, seja num negócio.

Viver sem conseguir discernir o que está certo, o que a levará para um caminho de contentamento, de satisfação. O certo para um, não é exatamente o certo para o outro. Não estou dizendo aqui que há uma cartilha contendo todas as respostas, até porque cada vida é uma vida totalmente diferente.

Cada situação, dentro da história de cada pessoa, é também diferente. O que você fez ontem pode ter dado certo, mas amanhã se você repetir a mesma coisa pode dar errado.

Fazer escolhas, tomar decisões, são coisas que nós fazemos o tempo inteiro e nem percebemos.

Desde abrir a geladeira e escolher o que vamos comer, até sair ou não de um relacionamento. Há escolhas que fazemos quinhentas vezes seguidas e nem percebemos.

Quer um exemplo? Você está viajando e de repente resolve mudar a rota. Depois descobre que houve um acidente naquele local.

Outro exemplo, é quando você tem que fazer algo e fica sentindo um aperto no coração. Acaba não fazendo e depois descobre que ia cair numa cilada.

Eu poderia citar um milhão de exemplos de como a intuição pode acelerar nossa vida e evitar muito sofrimento.

A intuição é uma coisa mágica que acontece na vida da gente. Tem gente que tem uma visão de algo e toda a sua vida muda em torno dessa visão. Por exemplo, você se vê fazendo coisas muito diferente do que faz no momento, se imagina numa outra cidade ou pais, e num relance sente que este é o caminho. Daqui a pouco alguém liga para você oferecendo uma oportunidade fora do país, e você vai.

Outro exemplo, é quando você precisa muito resolver uma situação, um problema muito difícil, que você já faz dias que está tentando e não consegue. Resolve meditar e encontra uma solução.

O sexto chakra ativo, é isso, despertar a intuição, porque as escolhas que fazemos desde coisas simples ate coisas mais complexas, se forem guiadas pela nossa intuição do que é bom ou não no momento, erraremos menos. E com isso aceleramos nosso caminho.

O tempo inteiro nós estamos criando alguma coisa. O tempo inteiro nós estamos projetando nosso futuro. Hoje é o resultado do que fizemos até o momento. Hoje é o resultado das nossas escolhas que fizemos ontem.

Trabalhar o sexto chacra é muito importante, porque quando ele está ativado, quando ele está funcionando bem, você consegue ver além do que está vendo com os olhos físicos. Você consegue perceber que se agir assim, dará certo, ou não.

Consegue ver o que a grande maioria não consegue. São aquelas pessoas que vão mais além. Que atingem patamares onde poucos conseguem alcançar. Porque? Porque usam o poder da intuição, da sabedoria. O sexto chakra traz a clareza dos pensamentos, da concentração.

Esse indivíduo com o sexto chacra ativado, quando não sabe como fazer alguma coisa, ele procura aprender, procura ajuda daqueles que sabem. Ele tem a disposição que os apáticos não têm.

O Reiki pode ajudar nisso, porque ele pode limpar, purificar, ativar e você com certeza irá sentir a diferença em pequenos detalhes, em pequenas escolhas que estava acostumada a fazer sem usar a intuição e a sabedoria.

Precisamos economizar erros, não dá para errar tanto, o mundo está precisando urgente de pessoas conscientes, que acertem, que constroem, que melhorem o ambiente em que vivem.

Vamos olhar nossas vidas com os olhos do espírito. Vamos colaborar para que tudo fique muito melhor do que está hoje.

E aí vai uma dica do sexto chakra: identifique se você está sendo perseverante, porque consegue ver uma luz no fim do túnel ou se está sendo teimoso em insistir num erro.

Essa é uma observação que podemos fazer quando as coisas estão indo mal.

  • Nome em sânscrito: AJÑA (“O Centro de comando”)
  • Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.
  • Cor: Branco.
  • Elemento: Todos os elementos.
  • Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.
  • Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
  • Qualidades Negativas: Dores de cabeça, medo, problema nos olhos, pesadelos, cansaço, ignorância e tensão.

E, enfim, vamos ao chakra mais importante de todos, aquele que nos mantém conectados ao nosso eu superior, aquele que tudo sabe e tudo pode. Mas… isso é assunto para o próximo texto.

Sétimo Chakra, Chakra Coronário ou Sahasrara

chakra coronário, sétimo, sahasrara

E enfim, chegamos ao sétimo chakra!

Para você que me acompanhou nesta escalada vibracional dos chacras, chegamos até aqui e vamos falar do chacra mais espiritual de todos: nosso chacra coronário.

A palavra chave deste chacra é a consciência. Quando ele está ativado, está saudável no indivíduo, este ser passa a viver uma gostosa experiência física, enquanto ser eterno.

Quando ele não está conectado com o seu eu superior, quando essa consciência não está ativada, ele com certeza não achará muita graça na vida. Irá ver tudo com os olhos humanos, achando tudo difícil e impossível.

Quando compreendemos que somos seres eternos, encarnados num corpo físico, e que tudo o que passamos por aqui, são apenas momentos para nos desenvolvermos e evoluirmos, passamos a usar a vida como um treino da nossa versão espírito.

Passamos então a compreender que nossa vida é um campo extraordinário para experiências e aprendizado. Conseguimos quando estamos conscientes, perceber, que estamos no lugar certo, com as pessoas certas, em situações certas. Até o exato momento, viver o que estamos vivendo é uma resposta das escolhas que fizemos até então.

E a grande maravilha de tudo, é que a qualquer momento, podemos reverter a situação e fazermos escolhas diferentes, para conquistar lugares, situações e companhias mais compatíveis com o que queremos.

Não quero dizer que se você está vivendo um momento muito difícil é porque escolheu passar por isso. Mas que ao longo de suas vidas, até aqui, esta situação é um resultado de tudo o que você fez, (desenho de cada chacra – falar devagar) de todas as escolhas conscientes e inconscientes, intuitivas ou não, determinadas ou não, amorosas ou não, focadas ou não, respeitando-se ou não, saudáveis ou não.

Ou seja, o que os nossos chakras trocam com o Universo, o que emitimos e o que absorvemos, resulta no que somos até agora.

O sétimo chacra é o mais importante de todos. Por isso precisamos cuidar muito bem dele. Muitas interferências espirituais podem vir através dele, até porque este chacra pode ser considerado o chacra da proteção.

E o Reiki pode ajudar nisso. Pode limpar, proteger e nutrir este chacra. E você começa a sentir a diferença. Começa a perceber que está mais protegido, e a pessoa protegida trabalha com sua própria energia, sem interferência negativa atrapalhando.

Um ser consciente, é um ser que percebe o todo. Que não consegue tomar atitudes que irão trazer consequências destrutivas, porque ele esta acordado. Não fica adormecido, não fica esperando as coisas caírem do céu, vai atrás. Traça um plano. Não se queixa. Faz o que tem que fazer para conseguir aquilo que quer.

Um ser consciente não passa por cima das pessoas, não despreza o mundo, não pára enquanto não for para parar.

Mas ele passa por cima das dificuldades, despreza as mesquinharias humanas, e avança cada dia mais. Porque sabe que o único lugar a se chegar é na evolução da alma. E essa evolução depende da prosperidade em que alcançamos aqui em vida.

Não estou dizendo apenas da prosperidade material, embora também seja muito importante, mas a prosperidade em todos os sentidos: prosperar no trabalho, na família, na saúde, nos relacionamentos.

  • Nome em sânscrito: SAHASRARA (“O Lótus das mil pétalas”)
  • Localização: No topo da cabeça, bem no centro.
  • Cor: Violeta e Branco.
  • Elemento: Todos os elementos.
  • Funções: Revitaliza o cérebro.
  • Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito, amorosidade, compaixão, verdade, proteção, ligação com o Eu Superior, .
  • Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração, alienação, vingança, distúrbios de comportamento, vulnerabilidade. Ligações com entidades baixas, problemas psiquiátricos.

Conclusão

Cada um dos chakras está associado a determinadas emoções e sentimentos. Isto explica a somatização das emoções em nossos corpos e o funcionamento de técnicas orientais como o Reiki, justificando assim o quanto é importante e essencial cuidarmos da nossa energia e dos nossos chakras.

Enfim, aqui concluímos mais um estudo juntos.

Beijos e muito obrigada!

Sobre o Autor

Inês Telma

Formada em pedagogia, com pós-graduação em Terapias Vibracionais é Mestre Reiki, terapeuta vibracional, escritora, empresária e YouTuber. Ministra cursos presencias de Reiki, do nível I ao Mestrado, e da Mesa Reikiana, além do curso exclusivo e online 10 Partes do Ser, com uma nova abordagem de compreensão e auto-conhecimento do ser humano.

Adicionar um comentário

*Por favor, preencha todos os campos corretamente

Posts Relacionados

Publicado por Inês Telma | 24 de fevereiro de 2016
Os Símbolos do Reiki
Oi pessoal! Eu selecionei esse material sobre os símbolos do Reiki do meu livro “Mesa Reikiana, uma fonte inesgotável de energia vital”. Espero que gostem! Os Símbolos do Reiki No...
O que é Reiki
Publicado por Inês Telma | 24 de fevereiro de 2016
O que é Reiki?
O que é Reiki? Reiki é uma fonte inesgotável de energia vital. Reiki é uma energia de cura, que vem do Universo. E ela é acessível a todas as pessoas....